SICOOB Crediguau


Voltar para notícias

Ação educativa apresenta a história do Jardim Velho a alunos do Coronel Tobias


Memórias e particularidades da Praça foram contadas por personalidades locais

Na terça-feira, 08 de outubro, um grupo de alunos da Escola Coronel Tobias participou de uma ação educativa na Praça Barão do Rio Branco, o Jardim Velho. Idealizada pelo historiador Luís Francisco Lefcadito Álvares, o Tuca, a iniciativa contou com as presenças dos secretários de Educação, professor Marco Antonio Pratta; e de Obras e Serviços Públicos, Geraldo Antonio Traldi Júnior. O Diretor-Presidente do Sicoob Crediguaçu, Mauro Benedito de Lima, também participou da atividade.

A ação teve como objetivo apresentar aos alunos e professores alguns dos aspectos históricos e representativos do espaço público e também a respeito do projeto de restauração e revitalização do local capitaneado pela cooperativa financeira. Algumas imagens serão utilizadas no documentário ‘Raízes da Praça’, que vem sendo desenvolvido pela equipe do Cora News.

Professores e equipe gestora da escola receberam o Caderno Especial da ‘Tribuna’ que retratou a história do Jardim Velho, publicado em Setembro passado. O conteúdo, adiantou uma das professoras, já havia sido trabalhado em sala de aula com os alunos.

Durante as apresentações, Pratta e Tuca explanaram a respeito de aspectos históricos, curiosidades e mitos que envolvem o Jardim Velho. O grupo percorreu o cruzeiro, o coreto e o chafariz.

As crianças ainda puderam conhecer como se desenvolve o ciclo de vida das árvores, e compreender a importância que elas possuem para a valorização do espaço público. Traldi deu detalhes sobre os processos de mudanças da vegetação e os cuidados que precisam ser tomados para a preservação arbórea do local.

Traldi ainda deu detalhes a respeito do projeto de reforma e restauração da praça. Ele mostrou, através de imagens da época da construção do jardim, características peculiares como o estilo colonial do coreto, bem como as esculturas, vasos e bancos utilizados no início da construção.  “Esta restauração do Jardim Velho é um projeto minucioso que exige o estudo das características particulares da praça, por isso leva tempo para se concretizar da maneira mais idêntica possível e adaptada às necessidades do nosso novo tempo”, enfatizou o secretário.  

Mauro de Lima ressaltou a importância da iniciativa da cooperativa financeira em adotar a praça. “Nós estamos trabalhando para resgatar o brilho e a beleza natural que o Jardim Velho perdeu durante todo este tempo, e o que mais desejamos é que a família descalvadense volte a frequentar a praça. Desta forma, colocamos em prática o comprometimento do Sicoob Crediguaçu em promover ações sociais que beneficiam a toda nossa população. Queremos que vocês, que são o futuro de nossa cidade, saibam da história e usufruam sempre deste espaço”, concluiu o Diretor-Presidente da cooperativa.

A diretora da EMEF Coronel Tobias, Silvana Guedes, agradeceu o convite feito para participação da escola e destaca a experiência adquirida pelo grupo. “Este aprendizado engrandeceu nossos conhecimentos, tanto das nossas crianças, como de nós professores e coordenadores. Tivemos a oportunidade de aprender histórias que fazem parte do município e que não sabíamos. Essa contribuição foi de grande valia, confesso que ficamos impressionados com tantas histórias. Este aprendizado engrandeceu nossos conhecimentos, tanto das nossas crianças, como de nós professores e coordenadores. Tivemos a oportunidade de aprender histórias que fazem parte do município e que não sabíamos. Essa contribuição foi de grande valia, confesso que ficamos impressionados com tantas curiosidades”, afirmou.



ouvidoria

0800 725 0996
Área restrita